domingo, 3 de março de 2013

Vamos fazer um jogo... com a greve!


A greve é um direito de todos os trabalhadores e muitas vezes usado como símbolo de protesto. Até aqui tudo bem, mas o que eu adorava que me explicassem é porque é que duas companhias de transportes, sob a alçada do mesmo ministério têm respostas diferentes a esta forma de protesto.
Vamos ao exemplo mais claro possível: CP – Comboio de Portugal e TAP – Transportadora Aérea Portuguesa. Ambas estão sob a alçada do Ministério da Economia e do Emprego e ambas vivem numa luta permanente dos sindicatos contra todo o tipo de condições.
Agora o mais interessante é quando começamos a ver o tipo de greves que cada uma delas faz. A CP, usada diariamente por milhares de pessoas para se deslocarem para local de trabalho, escolas, acesso a compras, saúde, ou seja… usada pelo Zé Povinho, entra em greve durante dias, às vezes meses seguidos (não é segredo para ninguém que há anos que faz greve aos feriados) com constantes atrasos e supressões, recebe apenas a atenção de alguns com a noticia dos transtornos causados pela paralisação. A TAP, usada para longas viagens, e inegavelmente por uma parcela mais abastada da população, ameaça fazer greve durante 3 dias e parece que é o fim do mundo. O governo treme, o capital entra em pânico e uma pequeníssima fração dos portugueses vê-se obrigado a adiar viagens de negócios e lazer.
O que é certo é que quando começamos a comparar as reações por parte das administrações e do governo perante as duas vemos bem qual entra logo em negociações e qual tem as suas reivindicações atendidas mais prontamente.
Durante este mês teremos ambas em greve. A CP durante os dias 6 e 7 e a TAP durante os dias 21, 22 e 23 e até podemos fazer um jogo!! De cada vez que virem noticias sobre uma das paralisações deixam aqui um comentário! Seja sobre pessoas chateadas por ficarem sem transporte, seja comunicados das administrações, seja do governo… não interessa, quando ouvirem alguma coisa sobre uma delas avisam! No fim contabilizamos. A ver qual teve mais impacto mediatico. Só mesmo por mera curiosidade, claro!!

5 comentários:

  1. acho que se prende com a imagem que passa lá para fora, a tap é uma transportadora aérea que percorre diversos países enquanto que a CP se restringe apenas ao território Português... e como ainda somos um país que vive muito da imagem [embora esta esteja mais suja do que um pano da loiça] deitámos logo as mãos ao ar perante tal cenário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema é esse. É mais importante a imagem que o exterior tem de nós do que as condições reais deste pais.

      Eliminar
  2. São realidades distintas e é sempre muito complicado fazer a essa comparação. Um avião que fique em terra por greve ou por outro motivo - lembras-te do vulcão? - implica desde logo muito dinheiro perdido duplamente, porque esse avião deixa de fazer a viagem de ida mas também a vinda e um único bilhete de avião é muito superior à maioria dos passes mensais dos comboios. Por outro lado as greves dos comboios, na sua maioria vão causar transtornos às pessoas mas que na sua maioria já pagaram o seu passe e que - digo eu - a CP não tem de devolver dinheiro a quem compra passe e ficou sem uma viagem certo?
    As pessoas são prejudicadas mas isso não implicará grandes prejuízo para a CP e se houver prejuízo quem vai pagar? Todos nós! Já a TAP vai ser privatizada, é bom que esteja na melhor saúde financeira possível para depois ser vendida aos amigos angolanos, brasileiros ou a alguém que depois garanta uns bons tachos no futuro ao coelhinho, corta-relvas ou aos amigos do gaspar.

    ResponderEliminar
  3. E não é que a greve da TAP já foi desconvocada? Na TAP as greves não são para se fazer, é só para se ameaçar fazer que a administração e o governo baixam logo as calcinhas!

    ResponderEliminar
  4. Pois, a CP não leva ricalhaços internacionais nos comboios a cair de podre. A greve desses fulanos lixou-me a vida durante vários meses... isto de pagar bilhete e só ter comboio até meio caminho não tem graça.

    ResponderEliminar